Notícias

18 de setembro, 2012 - 20h31

Escola de Conselhos finaliza formação em Marituba

Escola de Conselhos finaliza formação em Marituba

Terminou na ultima sexta feira, 14, a formação continuada promovida pela Escola de Conselhos em Marituba, na Região Metropolitana de Belém – capital paraense. Antes do encerramento, conselheiros tutelares, técnicos dos centros de referência especializada, conselheiros de direitos e técnicos administrativos que atuam nos conselhos, dialogaram com o coordenador da Es

cola, Salomão Hage.

Na oportunidade, Salomão reafirmou a importância da formação contínua para os conselheiros de todo o Estado, tendo em vista que a rotatividade é grande nos cargos. “O trabalho da Escola de Conselhos tem sido intenso e começou com o objetivo de disponibilizar formação a conselheiros tutelares e de direitos apenas, porém, já recebemos diversos convites para integrar outras atividades consideradas fundamentais para a garantia dos direitos infanto-juvenis”, destacou ele.

A secretária executiva do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condac) de Marituba, Thais Manick Leray da Silva, parabenizou o projeto pela iniciativa e relatou o quanto pôde se aperfeiçoar com a formação que pela segunda vez vai ao município. “Exercer este controle social não é fácil. E o projeto tem nos ajudado muito com estas formações. A Escola está de parabéns, vamos sair desta formação com suporte necessário para voltar ao trabalho”, definiu.

O conselheiro tutelar, Ednei Souza Bezerra, disse que os assuntos mais frequentes levados ao conselho dizem respeito a conflitos familiares, mudanças de conduta (de adolescentes) e abuso sexual de crianças.

A próxima formação será nos dias 20 e 21 deste mês no município de Barcarena.

Avanço

Diante destes novos desafios, Salomão Hage destacou que no próximo dia 26 deste mês a escola integrará uma ação interconselhos no município de Castanhal. O convite partiu de membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. E, em Outubro, participará também de uma atividade envolvendo conselhos tutelares, de direitos e unidades escolares. A ação será realizada dentro das escolas do Benguí.

A escola

O Núcleo de Formação Continuada da Amazônia Paraense (Escola de Conselhos Pará) é um projeto que efetiva a formação de conselheiros de direitos das crianças e adolescentes e de conselheiros tutelares para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos.

É coordenado pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Pará, com apoio financeiro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará. Atualmente integra ação de fortalecimento ao combate à exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes.

(0) O que você achou?


Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciência da Educação 2º andar,
campus Universitário do Guamá/ Setor Profissional
Fone/Fax:(91) 3201-7269 • escoladeconselhosdopara@gmail.com




Copyright © 2011 Escola de conselhos do Pará. Todos os direitos reservados.

Libra Design +Tech