Notícias

27 de novembro, 2015 - 04h22

Controle Social é tema da 9° Conferência

IMG-20151125-WA0022.jpg

A educadora da Escola de Conselhos, Nazaré Sá, foi uma dos panelistas da 9° Conferência Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Pará, na última quarta-feira(25). Sobre o tema “EXPERIÊNCIAS DE EFETIVAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NO ÂMBITO MUNICIPAL”, Nazaré abordou as dificuldades da sociedade brasileira em exercer e reconhecer o controle social.

“A gente vai aos municípios e ainda ouve que ninguém sabe o que é Controle Social”, afirmou. Para ela, o controle social é um instrumento político imprescindível para o exercício da democracia ainda pouco conhecido até mesmo pelos que fazem parte dele. “Como o conselho de direitos vai exercer sua função se não conhece suas atribuições? Como vai deliberar sobre política se ele não conhece essa política?”, questionou.

O fortalecimento dos conselhos de direitos só existirá, segundo ela, a partir do momento que os conselheiros estiverem empoderados do seu papel. “Temos que nos impor, elaborar leis e baixar resoluções. Nós temos o poder de exigir e não precisamos ficar mendigando recursos”, destaca.

Entre os desafios que ela colocou aos conselheiros foram: ampliar e divulgar os canais de denúncia e acolhimento; promover uma gestão efetiva dos recursos do FIA; disponibilizar informações simples à sociedade que expliquem o papel e a importância do ECA, entre outros.   

Arquivos

(0) O que você achou?


Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciência da Educação 2º andar,
campus Universitário do Guamá/ Setor Profissional
Fone/Fax:(91) 3201-7269 • escoladeconselhosdopara@gmail.com




Copyright © 2011 Escola de conselhos do Pará. Todos os direitos reservados.

Libra Design +Tech