Notícias

24 de novembro, 2015 - 10h16

Adolescentes indicam suas demandas em Conferência

Na manhã dessa terça-feira(24), teve início a Conferência Livre com Adolescentes 2015 como parte da 9° Conferência Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Pará. O evento está sendo realizado no Seminário São Pio X, em Ananindeua.

Esse momento prepara os 69 meninos e meninas para as discussões e como produto tem a elaboração de uma Carta, na qual eles manifestam seus anseios para os próximos quatro anos. A Conferência Livre é conduzida pelos adolescentes que fazem parte da Comissão de Adolescentes do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente.

Os adolescentes debateram os problemas que existem nos municípios  e elaboraram propostas para sanar essas demandas. Para Wenderson Vinicius, de 13 anos, o maior problema da juventude é a falta de espaços de lazer. “Na minha cidade, não temos muitas quadras, então quando queremos jogar em uma, temos que pegar o ônibus e atravessar a cidade. A minha rua está em obras, mas quando queremos jogar nós mesmos tiramos os entulhos”, conta o morador do município de Marituba.

Segundo ele, os adolescentes precisam reivindicar seus direitos. “Precisamos nos expor para saberem as minhas opiniões”, afirma. É também com uma postura protagonista que Valéria Leal, 17 anos, de Rondon do Pará se coloca. “O adolescente tem voz  e através dela posso influenciar leis e ações para melhorar a vida de todos”, afirma a adolescente que cursa o 3° ano do Ensino Médio.

Entre os desafios mais apontados pelos adolescentes: saúde universal, educação qualidade e espaços de lazer seguros. Confira as propostas!

 

Arquivos

(0) O que você achou?


Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciência da Educação 2º andar,
campus Universitário do Guamá/ Setor Profissional
Fone/Fax:(91) 3201-7269 • escoladeconselhosdopara@gmail.com




Copyright © 2011 Escola de conselhos do Pará. Todos os direitos reservados.

Libra Design +Tech