A Escola...

Consultores

Maria Luiza Nobre Lamarão

É socióloga, graduada pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1979) e mestre em Serviço Social pela UFPA (2008). Atua na extensão, pesquisa e docência na área da Infância, Adolescência, Juventude e Família. Coordena o projeto Criando Asas: ações afirmativas com crianças, adolescentes e familiares na perspectiva de direitos, vinculado ao Programa Infância e Adolescência - PIA. Colabora no projeto Akatu na Escola na formação de professores, profissionais de educação, alunos e familiares sobre a cultura de direitos. Coordena a atividade Infância em Tela discutindo categorias sociológicas com base no cinema sobre infância, adolescência, juventude. Colabora na atividade Janelas do PIA que discute pesquisas realizadas sobre infância, adolescência, juventude, família, políticas sociais e afins. É docente dos Cursos latu sensu: Política de Assistência Social e Controle Social; Políticas Públicas e Serviço Social; Infância, Família e Políticas Sociais na Amazônia; Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Na pesquisa, realizou estudos sobre: cotidiano de meninas vendedoras na rua e a vulnerabilidade para exploração sexual; relações familiares e poder da menina provedora; violação de direitos; protagonismo juvenil; poder, estigma e subalternidade no trabalho doméstico; crianças, adolescentes e jovens abrigados; representações da infância no contexto paraense, dentre outras. Atualmente pesquisa a participação de jovens na gestão da Reserva Extrativista Caeté-Taperaçu e da pesquisa Representações Sociais da Infância no Contexto Paraense.

Armando Lirio de Souza

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Economista pela UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento NAEA-PDTU-PLADES-UFPA, Doutor em Desenvolvimento Rural PGDR-UFRGS, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia - Mestrado em Economia (PPGE) do ICSA/UFPA, filiado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC (2005), à Sociedade Brasileira de Economia Política - SEP (1999) e Sociedade Brasileira de Estudos Rurais -SOBER (2006), Membro do Conselho Editorial da Revista Terceira Margem Amazônia. Atualmente exerce a função de Diretor da Faculdade de Ciências Econômica da UFPA (2012-2014). Experiência em pesquisa e extensão na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, economia solidária, cooperativismo, políticas públicas de geração de trabalho e renda e desenvolvimento rural. Coordenador ou Membro de Equipe de Projetos de Pesquisa e Extensão financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social, CNPq, Fundação Banco do Brasil, Fundação Unitrabalho, FIPE/USP, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, Universidad de Alicante (ES), ICCO, Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado do Pará.

Waldir Ferreira de Abreu

Pós-Doutor em Ciências da Educação pela UPE - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010), Mestre em Educação e Políticas Publicas pela Universidade Federal do Pará (2002), fez Especialização em Educação Especial ( 1998 ) e Especialização em Serviço Social na Gestão das Políticas Sociais( 1999 ) pela Universidade Federal do Pará, possui graduação em Pedagogia ( 1993 ) e Licenciatura em Educação Especial ( 1996 ) pela Universidade do Estado do Pará / UEPA. Estudou Teologia no Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de Fortaleza / ICRE-FAFIFOR ( 1986 a 1989 ) e Filosofia na Universidade Federal do Pará/UFPA ( 1996 a 1999 ). Atualmente é Professor adjunto II da Universidade Federal do Pará, membro do Comitê Científico e fundador da Revista Margens / ISSN - 1806-0560 /UFPA, membro colaborador da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: ISSN 2176-6681- INEP/MEC. Professor de Didática e Filosofia da Educação/UFPA, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPq . Foi Coordenador Pedagógico da Organisation Terre des Hommes / SUISSE-BRASIL, Presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Abaetetuba-2006/2008, Vice- Coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - NORDESTE I, Membro dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Pará ( CONSUN / CONSEPE / CONSAD), Coordenador do Campus Universitário do Baixo Tocantins / UFPA e Coordenador do Colegiado de Pedagogia do Campus Universitário do Baixo Tocantins / UFPA. Foi professor Adjunto II e pesquisador da Universidade da Amazônia/UNAMA e participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Qualidade de Vida e Meio Ambiente da Universidade da Amazônia.

Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciência da Educação 2º andar,
campus Universitário do Guamá/ Setor Profissional
Fone/Fax:(91) 3201-7269 • escoladeconselhosdopara@gmail.com




Copyright © 2011 Escola de conselhos do Pará. Todos os direitos reservados.

Libra Design +Tech